domingo, 6 de julho de 2008

Adolescente Saudável, Sociedade Saudável!

Vivemos em uma sociedade preconceituosa e com excessos de pré-conceitos que muito dificulta o entendimento de certas situações. Uma delas e infelizmente normal, é ouvirmos pessoas se referindo aos adolescentes como a “galera rebelde ou, os aborrecentes”.
Todavia, deveríamos parar para entendermos essa fase tão bela, afinal, todo ser humano passa por ela e marca toda uma vida, tanto de forma positiva quanto negativa.
E é interessante notarmos que a palavra adolescência tem uma dupla origem etimológica, e vem do latim e significa “para (ad) crescer (olescer)”, e também deriva de adolescer, origem da palavra adoecer. Ou seja, eles estão na fase de crescimento seja no sentido físico quanto psíquico, e aptos para adoecerem, devido às questões de sofrimento emocional com as muitas metaformoses que enfrentam.
Em busca de uma vida saudável, deve-se iniciar em casa, na família, uma estruturação correta e sadia, algo que em nossos dias se faz raro a questão de encontrarmos famílias estruturadas, que conseguem transmitir confiança e segurança, além de carinho, afeto e atenção, para uma turminha que em si mesmo já sofrem tantas pressões, sejam elas internas quanto externas. Você que tem um adolescente em sua casa, aprenda a amá-lo e dê a atenção devida, não o veja como um rebelde, mas o veja como uma pessoa com um enorme potencial de sucesso, e dê sua contribuição para uma sociedade saudável, através de um adolescente sarado!
Nas próximas edições estaremos falando um pouco sobre o papel da sociedade em todas as esferas (família, escola, religião, amigos ...), e trabalhando sistemáticas para o enfrentamento das drogas, prostituição, violência e criminalidade na adolescência.

Por Alfredo Torres FH
Graduado em Teologia, pós-graduando em “Ensino da Filosofia e Religião”, conselheiro de adolescentes, e Policial Militar Reformado.



Postado em 29.10.2007 no Jornal Impresso "A Tribuna do MS" e no Tribunanews

em www.atribunanews.com.br

Nenhum comentário: